Dor nas pernas durante a menstruação é normal?

Descubra se sentir dor nas pernas durante a menstruação é comum e se é possível prevenir ou evitar esse tipo de desconforto.

 

Você sente cólicas durante o período menstrual? Costuma ter dor nas pernas no período de TPM e durante a menstruação? Se sua resposta for sim, é muito provável que você também já ouviu que isso tudo é frescura, não é mesmo? ?

 

No entanto, as dores nas pernas durante a menstruação, assim como as cólicas, dores nas costas e sensação de inchaço, são sintomas presentes em até 90% das mulheres em idade reprodutiva. 

 

É muito importante conhecer melhor esses sintomas e entender se eles são normais ou se precisamos ter mais atenção. Saiba porque as dores nas pernas durante a menstruação acontecem e como podemos aliviá-las. 

 

Vem com a gente conferir!

 

O que é cólica? 

 

A cólica menstrual é uma  dor que geralmente acontece na região pélvica, pouco abaixo do umbigo. Ela também é conhecida como dismenorreia primária, quando surge simplesmente pela contração uterina, como o propósito de eliminar sangue, muco e tecido ou ainda pode ser secundária, quando acontece por causa de outras patologias, como endometriose, miomas ou outras. 

 

As cólicas geralmente surgem  depois da primeira menstruação, a menarca, quando o ciclo ovulatório se estabelece. Ela geralmente acontece no primeiro dia do fluxo menstrual, mas também pode ocorrer no dia anterior ou durante vários dias da menstruação. 

 

Como a menstruação acontece?

 

A principal função do nosso útero é garantir que o embrião se desenvolva, tornando-se um feto e, finalmente, um bebê. Para isso, o útero tem um revestimento interno, o endométrio, que fica mais espesso durante o ciclo menstrual, com a finalidade de receber e proteger o feto. 

 

Mensalmente, nossos ovários começam a aumentar a produção de hormônios (estrogênio e progesterona) que levam até o útero a mensagem de que chegou o momento do endométrio se tornar grosso e nutritivo. Afinal, se uma fecundação acontecer, os embriões deverão se nutrir do endométrio até que uma placenta seja criada no útero. 

 

No entanto, quando a fecundação não acontece, o óvulo que foi produzido se atrofia e os hormônios têm uma queda em sua produção. Isso acontece porque não será preciso desenvolver mais o endométrio para receber um embrião. 

 

Ocorrem então as contrações uterinas para que o endométrio seja descamado e liberado pelo canal vaginal, sendo expulso por meio da menstruação. São essas contrações que causam as dores que sentimos mensalmente. Ou seja, os movimentos realizados para a eliminação do endométrio são as cólicas localizadas na região pélvica

 

Mas por que ocorre a dor nas pernas durante a menstruação? 

 

As dores que as mulheres sentem durante a TPM estão relacionadas com a ação de hormônios, como a progesterona, que contribui com a retenção de líquidos e inchaço do corpo, favorecendo dores nas pernas e também o pico de estrogênio

 

Geralmente as dores nas pernas, principalmente durante o período menstrual, são acompanhadas de outras dores. Tais como as cólicas uterinas, dores na região lombar e dor de cabeça, podendo mudar de mulher para mulher. 

 

Essas dores que surgem durante o período menstrual, que podem variar de intensidade, acontecem junto das contrações uterinas e estão relacionadas ao aumento das prostaglandinas circulantes. 

 

O que fazer para aliviar dor nas pernas na menstruação? 

 

Quando os sintomas de cólicas e outras dores se tornam muito intensos e estão prejudicando seu bem-estar, está na hora de agir. Mudar sua rotina e ter hábitos mais saudáveis podem fazer a diferença.

 

Praticar atividades físicas é uma forma de melhorar a circulação sanguínea. Portanto, os exercícios ajudam a aliviar os sintomas de inchaço e dor nas pernas. Massagens com óleos essenciais também podem ajudar. Meias-calças compressivas podem ser outra alternativa, mas desde que recomendadas pelo seu médico. 

 

Para resolver as crises de dor nas pernas, analgésicos e anti-inflamatórios são os medicamentos mais utilizados. Mas lembre-se que a automedicação é um grande risco para a saúde. Por isso, o uso de remédios só deve ser feito depois de uma consulta com seu ginecologista.

 

Se você sofre todos os meses com sintomas como dor nas pernas durante a menstruação, cólicas intensas e inchaço, e eles estão atrapalhando seu bem-estar, procure a ajuda de um especialista

 

Agende sua consulta com um ginecologista e tenha as orientações corretas para que seu período menstrual seja mais tranquilo e confortável.

 

Você ainda pode tirar suas dúvidas sobre métodos contraceptivos e descobrir como reduzir os sintomas de TPM e cólicas. Clique abaixo e encontre o ginecologista mais próximo de você.

 

encontre ginecologista

 

cropped-Logo_Branco.png
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!