Como usar um anticoncepcional pela primeira vez? Essa é uma dúvida muito comum quando somos adolescentes ou queremos iniciar nossa vida sexual e nos proteger de uma gravidez inesperada ou ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Saber qual método escolher e aquele que mais vai se adaptar ao nosso corpo é fundamental. Para isso, o mais recomendado é passar em consulta com um médico, que poderá tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a escolher seu primeiro anticoncepcional.
Antes de tudo, é muito importante conhecer os métodos disponíveis, por isso, confira aqui quais são os mais conhecidos tipos de contraceptivos. Depois, veja como escolher e usar o anticoncepcional pela primeira vez.
Quais são os tipos de anticoncepcionais?
Divididos em quatro classificações, os métodos contraceptivos podem ser comportamentais, de barreiras, hormonais e não-hormonais. Com diferentes opções, você deve identificar qual é aquele que melhor atende seu corpo, sempre com a orientação de um ginecologista. Entre eles, estão:
- comportamentais – coito interrompido, abstinência sexual, tabelinha e método do muco cervical;
- de barreira – diafragma, esponja, capuz cervical, espermicida e camisinha feminina e masculina;
- hormonais – adesivos, pílula anticoncepcional, anel vaginal, SIU (sistema intrauterino – DIU com hormônio), injeção e implante;
- não-hormonais – DIU (dispositivo intrauterino) de cobre, vasectomia e laqueadura.
Veja também o nosso guia de métodos contraceptivos e saiba mais.
Como escolher meu primeiro anticoncepcional?
A melhor maneira de escolher o método certo para você é junto a um especialista. Agende uma consulta com um ginecologista e tire todas as dúvidas possíveis. Este profissional ajudará você a escolher seu primeiro anticoncepcional e ainda a acompanhar como está sendo o uso para você.
A escolha do primeiro anticoncepcional vai depender de diferentes fatores. Por exemplo, se o objetivo é apenas evitar a gravidez, ou ter outros efeitos positivos para controle da menstruação e melhora da pele.
A pílula anticoncepcional, por exemplo, além de evitar a gravidez, também pode ajudar a regular o ciclo menstrual e a diminuir o fluxo, reduzir a acne e a intensidade da cólica e dos sintomas da TPM.
Além disso, também é preciso levar em conta aspectos pessoais para a escolha do seu primeiro anticoncepcional. Por exemplo, se a menina tem problemas para lembrar-se de tomar medicação todo dia ou de seguir uma rotina, isso pode influenciar na escolha de um método que não necessite de uma regularidade diária.
É preciso considerar as contraindicações de cada método, de acordo com as características pessoais da mulher. Algumas patologias como enxaqueca, ovário policístico e até mesmo riscos cardiovasculares são aspectos que influenciam na escolha do anticoncepcional.
Ou seja, podemos ver como é fundamental que ele seja indicado pelo seu ginecologista e com posterior acompanhamento, principalmente para quem irá usar o anticoncepcional pela primeira vez.
Cada mulher também pode reagir de uma forma diferente ao uso do contraceptivo. Afinal, nem sempre o que funciona com a sua amiga pode funcionar para você, ok? Então, ficamos combinadas de que você vai conversar com seu/sua gineco e ter a recomendação que faça mais sentido para você, fechou? ?
Como usar o anticoncepcional pela primeira vez?
Agora que já sabemos que, para escolher seu anticoncepcional, você precisa da orientação de seu médico especialista, vamos conferir como começar a usar alguns dos métodos mais conhecidos.
Pílula
Normalmente, você começa a usar a cartela no início do ciclo menstrual, quando começa a menstruação, e o ideal é sempre tomar no mesmo horário. O intervalo para parar de tomar a pílula e começar uma nova cartela pode ser de 4 ou 7 dias.
Isso vai depender da recomendação do seu ginecologista e do anticoncepcional escolhido. Lembre-se de sempre seguir a orientação do seu médico e relatar como você está se sentindo, principalmente se você estiver usando o anticoncepcional pela primeira vez.
Outro ponto importante é o tempo de adaptação que cada mulher pode ter ao usar a pílula. Principalmente nas duas primeiras cartelas, pode-se ter alguns sintomas como irregularidade menstrual, sangramento de escape, dor de cabeça ou outras reações.
Contudo, é preciso ter paciência e dar um tempo para seu corpo se adaptar ao anticoncepcional e, é claro, relatar para seu gineco todos os sintomas que estiverem ocorrendo. Cada organismo é único, e as reações podem, ou não, ocorrer.
DIU
Se o método contraceptivo escolhido for o DIU (Dispositivo Intrauterino), ele só poderá ser inserido por um médico. Seu ginecologista vai passar todas as orientações para você de como o procedimento é realizado.
Há diversos tipos de DIU: de cobre, cobre com prata e com liberação de hormônios (com diferentes dosagens). Cada um deles pode ter vantagens e desvantagens e é seu médico quem vai ajudar você na escolha.
Anticoncepcional injetável
Consiste na aplicação de uma injeção a cada 30 ou 90 dias, dependendo da orientação. O anticoncepcional injetável tem uma ação semelhante à da pílula, mas com um intervalo de tempo bem diferente. A aplicação pode ser feita em farmácia ou posto de saúde, e, é claro, apenas com a recomendação de seu gineco. A primeira injeção deve ser aplicada nos primeiros cinco dias do início de um novo ciclo menstrual.
Qual a idade certa para usar o anticoncepcional?
Na verdade, não existe uma idade “certa” para usar o anticoncepcional pela primeira vez. Cada mulher ou menina tem seu tempo e a escolha deve ser sua e com orientação do especialista.
Contudo, costuma-se recomendar o uso do contraceptivo antes de iniciar sua vida sexual, para evitar uma gravidez não planejada. E não esqueça que, mesmo tomando pílula ou usando outro anticoncepcional, o recomendado é usar camisinha em toda relação íntima, pois ela vai nos proteger das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Além disso, o ginecologista também pode indicar o uso do anticoncepcional para adolescentes que estão longe de começar sua vida sexual. Isso porque a pílula pode ajudar a controlar os sintomas da síndrome do ovário policístico, o fluxo menstrual, e reduzir seus sintomas, como a TPM, ou até mesmo melhorar o aspecto da pele.
Para saber mais e tirar todas suas dúvidas, converse com um médico!
1 comentário em “Anticoncepcional, como usar a primeira vez?”
Os comentários estão encerrado.