Como posso prevenir e tratar as estrias?

Apesar de não existir uma receita mágica que possa garantir que você não vai desenvolver estrias no corpo, há algumas dicas que podem prevenir ou reduzir seu aparecimento. Além disso, também é possível tratar as estrias e diminuir os efeitos do rompimento das fibras na pele. 

 

As estrias podem prejudicar bastante a nossa autoestima, mas há algumas dicas para prevenir e tratar as estrias. Utilize óleos e cremes hidratantes específicos para amenizar o aparecimento das estrias. Além disso é indicado, principalmente para as grávidas, manter a pele na região do abdômen, braços, coxas e bumbum sempre hidratados. 

 

Há, ainda, outras dicas que podem ajudar a prevenir o aparecimento de estrias. Confira abaixo quais são os cuidados que podemos adotar e como tratar as estrias.

 

Dicas para prevenir estrias

 

Realize atividade físicas ?

 

Além de melhorar a qualidade de vida e fazer parte de hábitos saudáveis para nosso corpo e mente, as atividades físicas ajudam no fortalecimento da musculatura. Evitando que, ao engordar ou emagrecer com rapidez, a elasticidade da pele diminua. Dessa forma, rompemos menores quantidades de tecido cutâneo e, por consequência, diminuímos o risco das conhecidas marquinhas na pele aparecerem.

 

Controle o peso ⚖

 

Controlar as mudanças no corpo com uma dieta saudável é uma boa dica para evitar o aparecimento de muitas estrias. Abandone aquelas dietas que prometem perda de peso rapidamente. 

 

Na maioria das vezes, elas acabam causando o efeito sanfona: quando o peso perdido é ganho logo em seguida. Essa manobra é uma das principais causas das cicatrizes na pele. 

 

Por isso, prefira se alimentar bem, com uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. Associada a exercícios regulares, essa é a melhor forma de controlar seu peso de um jeito saudável e evitar o aparecimento de estrias.

 

Mantenha-se hidratada ?

 

Muita gente não imagina, mas beber água também ajuda a diminuir o desenvolvimento das estrias na pele. Ao manter-se hidratada, a pele fica macia e também se hidrata, diminuindo as chances do aparecimento das marquinhas. Vale a dica de usar cremes hidratantes para a pele. Para escolher o mais adequado para você, consulte um dermatologista.

 

Como tratar as estrias?

 

Existem diversos tratamentos que prometem remover as estrias da pele. É preciso tomar cuidado com qualquer alternativa que não tenha indicação médica ou que prometa algum tipo de milagre. Sempre consulte-se com um especialista para saber qual é o tratamento mais adequado para você

 

Lembre-se também que existem dois tipos de estrias (vermelhas e brancas), como você pode entender melhor aqui. Elencamos abaixo alguns dos tratamentos mais comuns indicados para tratar as estrias. Confira:

 

Medicamentos 

 

Entre os tratamentos indicados por especialistas, o ácido retinóico é um dos mais utilizados para o tratamento das estrias. Derivada da vitamina A, essa substância ajuda a melhorar e estimular a formação de colágeno na pele, diminuindo o risco das estrias surgirem. 

 

Peeling químico

 

Também realizado por especialistas, o peeling químico ajuda a promover a esfoliação da pele com estrias por meio de ácidos para estimular a recuperação do tecido. Contudo, essa alternativa não é indicada para mulheres gestantes.

 

Laser e luz pulsada

 

O tratamento com laser e luz pulsada é indicado para estrias recentes e antigas. Nele, é usada a energia térmica do laser para causar um pequeno dano controlado à pele, estimulando a produção de colágeno na pele. Dessa forma, a pele é renovada, melhorando seu aspecto e coloração no local das estrias. Entretanto, não é indicado para gestantes.

 

Radiofrequência e infravermelho

 

A radiofrequência e infravermelho são equipamentos que não causam danos à epiderme. Sua função é somente aquecer a derme, camada mais externa da pele, estimulando a produção do colágeno. Ainda que não seja tão agressivo, também não é recomendado para mulheres grávidas.

 

Como tratar as estrias?

 

Em primeiro lugar, é preciso entender que as estrias são marcas naturais da nossa pele, que podem aparecer por diferentes motivos. Não há razões para você ter vergonha do seu corpo e dessas marquinhas, pois, afinal, elas fazem parte da sua história e vivência.

 

Mas, se você está decidida a tratar as estrias, o indicado é procurar um especialista. Para escolher o melhor tratamento para você, é fundamental consultar um dermatologista. Este é o médico mais indicado para analisar o seu caso e de que forma tratar as estrias do seu corpo.

 

Gostou desse conteúdo? Descubra que é natural conhecer melhor seu corpo, suas marcas e sua história. Acesse este guia do corpo feminino e saiba mais!

cropped-Logo_Branco.png
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!