Para muitas pessoas, a menstruação continua sendo um assunto tabu. Além disso, a falta de informações descomplicadas sobre o assunto pode fazer com que muitas dúvidas ou mitos apareçam, sem serem devidamente respondidos ou explicados. E, se a menstruação ainda é tabu, falar sobre parar de menstruar parece ser um assunto ainda mais delicado.
Muitas mulheres acreditam que essa não seja uma opção, ou, pelo menos, uma opção saudável para as suas vidas. Mas será, mesmo?
Com o avanço da medicina e, até mesmo, com as mudanças de estilo de vida e avanço da sociedade, que acabam interferindo nos comportamentos e escolhas dos indivíduos, cada vez mais mulheres consideram interromper a menstruação de forma contínua e sem trazer riscos para a saúde.
Na verdade, parar de menstruar é uma escolha possível, sim, desde que haja acompanhamento médico e a ajuda do seu ginecologista. É preciso analisar as particularidades de cada corpo e também ponderar sobre os motivos que levam a essa decisão.
Nós já falamos aqui sobre as razões para menstruar ou não menstruar, e você pode conferir este conteúdo aqui para ter mais detalhes.
Agora, vamos conversar sobre algumas formas que você pode escolher para parar de menstruar, caso seja a sua decisão. Lembre-se que em todos os casos, você deve ter a indicação do seu ginecologista!
Como parar de menstruar?
Se você deseja parar de menstruar, há algumas opções que podem ser analisadas em conjunto com seu gineco. Vamos elencar algumas delas abaixo!
Uso de anticoncepcional oral sem pausa
Você sabia que o sangramento que ocorre durante a pausa do anticoncepcional, não é sua menstruação, em si?
Isso porque, ao se utilizar a pílula anticoncepcional corretamente, todos os dias e sempre no mesmo horário, seu corpo deixa de ovular, já que o objetivo é justamente evitar uma gravidez não planejada. Por isso não há descamação do endométrio, nem ciclo menstrual, mas algo que se assemelha a ele e que chamamos de menstruação para facilitar o entendimento.
O sangramento ocorre, na verdade, porque nesse período de pausa há uma privação desses hormônios da pílula anticoncepcional. Dessa forma, se você deseja não ter esse sangramento, pode utilizar a pílula anticoncepcional de forma contínua, sem as pausas normalmente indicadas, mas apenas se você combinar certinho com o seu gineco.
Contudo, essa é uma opção principalmente para quem deseja parar de menstruar por um determinado tempo e não de forma definitiva. Nesses casos, há outras opções que você pode escolher, não sem antes conversar com seu médico.
Outros métodos contraceptivos hormonais
Outros métodos contraceptivos que utilizam hormônios também têm efeitos semelhantes. Tais como o DIU hormonal (Sistema Intra Uterino), que diminui o fluxo da menstruação e algumas mulheres podem parar de menstruar durante o uso do dispositivo.
O mesmo ocorre para a injeção anticoncepcional, que deve ser usada a cada 3 meses, e que diminui o fluxo do sangramento ou, em algumas mulheres, também pode parar a menstruação. O implante hormonal também possui efeito parecido dos métodos citados anteriormente.
Posso parar de menstruar de forma definitiva?
Na maioria das vezes, a indicação para parar de menstruar de forma definitiva é realizada como medida para resolver outros problemas de saúde mais graves, especialmente em mulheres que apresentam anemia decorrente do sangramento menstrual.
Conclusão
Geralmente, as mulheres optam por parar de menstruar (quando não é de forma definitiva) porque se sentem incomodadas com os sintomas da menstruação e têm sua qualidade de vida afetada.
Cólica intensa, TPM, dores no período menstrual e fluxo muito intenso são ormalmente apontados como as principais causas. E tá tudo bem você querer melhor qualidade de vida! Mas, claro, essa decisão deve ser tomada em conjunto com seu gineco!
E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre parar de menstruar? Clique na imagem abaixo para falar com um médico e tirar suas dúvidas. É online e gratuito!
Referências