A pílula anticoncepcional é um medicamento e, como qualquer outra medicação, existem algumas regrinhas a serem seguidas para se ter a melhor eficácia possível do anticoncepcional. Por isso, veja aqui alguns erros que podem diminuir a eficácia da pílula, para evitá-los!
A pílula anticoncepcional possui cerca de 98,7% de eficácia em uso ideal, aquele em que toda posologia correta é seguida, a mulher toma diariamente, seguindo a pausa recomendada, e sempre no mesmo horário.
Além disso, há outras dicas que você pode seguir e erros a serem evitados que podem diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional, como veremos a seguir!
O que pode diminuir a eficácia da pílula?
Confira agora a lista e tenha certeza de não cometer nenhum desses erros que podem diminuir a eficácia da pílula!
1 – Não ter a recomendação médica
E aí, você já cometeu o erro de escolher tomar a mesma pílula prescrita para a sua amiga? Ou então escolheu o anticoncepcional oral indicado no balcão da farmácia?
Saiba que essas duas situações não são as corretas para quem quer começar a tomar a pílula anticoncepcional.
Cada corpo é único e apenas o médico poderá considerar os diferentes fatores do seu organismo; histórico clínico e familiar; particularidades da sua saúde; e seus objetivos com o anticoncepcional para indicar aquele que mais combina com você.
Combinado? Então nada de escolher sua pílula antes de conversar com um médico e tirar todas suas dúvidas!
2 – Esquecer de tomá-la todos os dias
Esquecer de tomar a pílula todos os dias é outro daqueles erros que devem ser evitados a todo custo!
Isso porque o esquecimento pode diminuir a eficácia da pílula e, dependendo do tempo até você lembrar de tomá-la, pode comprometer a eficácia do medicamento naquele mês e você precisará usar camisinha se transar, para diminuir o risco de uma gravidez não planejada.
Em nosso blog, você confere aqui várias dicas para não esquecer de tomar seu anticoncepcional oral!
3 – Sempre alterar o horário que toma o anticoncepcional
Parecido com a ideia de esquecer de tomar o anticoncepcional, estar sempre mudando o horário que você toma a pílula também é um erro que deve evitar.
Para o melhor aproveitamento do seu anticoncepcional, sempre siga o mesmo horário para tomar o medicamento. Isso, inclusive, é descrito na bula do anticoncepcional como uma das dicas de realizar o uso correto da pílula anticoncepcional.
4 – Não seguir a ordem indicada dos comprimidos
Isso pode variar de anticoncepcional para anticoncepcional (lembra que falamos como cada corpo é único e a indicação irá depender de vários fatores), mas alguns deles possuem dosagens hormonais diferentes em cada comprimido presentes na cartela da pílula.
Essa dosagem diferente se relaciona exatamente com a fase do ciclo menstrual que você está passando. Por isso que há uma ordem correta a ser seguida enquanto você toma sua pílula anticoncepcional.
Tomar fora de ordem sua cartela ou misturar todos os comprimidos da cartela em um mesmo recipiente pode atrapalhar essa ordem, o que, por consequência, pode diminuir a eficácia da pílula.
Por isso, antes de começar a tomar seu anticoncepcional, pergunte ao médico se você precisa seguir a ordem indicada. Em caso de não poder perguntar, sempre prefira seguir a ordem que está na cartela para evitar riscos!
5 – Não saber o que pode cortar o efeito da pílula
Existem alguns fatores que podem cortar o efeito da pílula anticoncepcional. Por isso é importante conhecê-los para ou evitá-los ou, caso necessite realizar algum deles, utilizar preservativo ao transar. Para dessa forma aumentar a proteção e se prevenir de uma gravidez não planejada.
Confira uma lista rápida do que pode cortar o efeito do anticoncepcional e saiba todos os detalhes aqui em nosso blog.
- alguns tipos de antibiótico, veja a lista;
- outros medicamentos específicos, como antirretrovirais, antifúngicos, barbitúricos e anticonvulsivantes, veja aqui;
- vômito ou diarreia após tomar a pílula;
- uso de álcool em excesso, do tipo crônico.
Tem dúvidas? Fale com um médico
Se você ainda tem dúvidas sobre como tomar seu anticoncepcional ou não teve a recomendação de um médico para começar a tomá-lo, fale agora mesmo com um médico em uma consulta totalmente online e gratuita.
O E aí, rolou?, em parceria com a TI saúde, está oferecendo 300 consultas gratuitas para meninas e jovens mulheres que querem cuidar melhor da saúde, conhecerem melhor o próprio corpo e serem donas da decisão sobre seu futuro e de sua contracepção.
Acesse abaixo e agende a sua consulta!