Seja por sua facilidade ou pelo próprio costume, a maior parte das mulheres ainda utiliza absorventes descartáveis.
Agora, imagine só…Estima-se que a mulher faz uso de cerca de dez absorventes descartáveis em cada ciclo menstrual.
Levando em conta que uma mulher tem um ciclo menstrual dos 11 aos 54 anos (da puberdade até a menopausa), essa conta pode chegar até 15 mil absorventes utilizados. Assustador, não?
É muita poluição acumulada ao longo de toda uma vida… Mas, uma nova proposta, pretende mudar esse cenário. E é aí que entra o nosso tema de hoje: o absorvente ecológico. Vamos lá?
Absorvente Ecológico: o que é ?
Também conhecido como “absorvente de pano” ou “bioabsorvente”, essa forma de pensar na proteção íntima ressurge de maneira mais moderna e prática.
Feito 100% de algodão, ele tem como principal característica ser sustentável e trazer maior economia a quem decide utilizá-lo.
É difícil utilizar o Absorvente Ecológico?
A forma como se utiliza o absorvente ecológico é muito parecida com a que você usa os modelos descartáveis.
Como podemos ver na foto acima eles possuem abas com botões que após envolver a calcinha se abotoam do outro lado. Esse sistema de fechamento ajuda a evitar vazamentos e desconfortos.
O ponto chave é que após o uso, ao invés de jogá-lo no lixo, basta fazer a retirada e colocá-lo para lavar, o que pode ser feito durante o banho ou na máquina de lavar.
Mas, nem tudo são flores… Como todos os produtos, o absorvente ecológico também tem seus prós e contras. E é sobre eles que falaremos agora.
Prós e contras do absorvente ecológico
Como já falamos, o absorvente ecológico possui uma série de vantagens. Acontece que, apesar dos benefícios, quem opta por ele deve estar ciente que também existem desvantagens.
Um aspecto que pode fazer muitas desanimarem é a necessidade de comprar mais de um absorvente ecológico.
Isso porque eles exigem um tempo de secagem, e em mulheres que possuem fluxos mais intensos, a quantidade de absorvente deverá ser maior.
Outra preocupação comum de quem busca essa alternativa é a atenção com vazamentos. Como cada mulher possui um fluxo específico, isso pode acontecer em caso de erro no tamanho da compra e trazer situações nada agradáveis.
Mas, tudo é uma questão de adaptação e se comprado (e colocado) da maneira correta, esse não será um fator de preocupação.
Afinal, vale a pena mudar?
Hoje em dia, é possível encontrar absorventes ecológicos de todos os tamanhos, cores e poder de absorção.
Apesar das vantagens e desvantagens, o uso do absorvente é uma decisão pessoal e depende de vários fatores, como rotina, preferências, disponibilidade, adaptação e, é claro, o interesse em experimentar.
Antes de realizar a compra pode ser interessante conversar com alguém que já faz uso do absorvente ecológico ou então agendar uma consulta com um ginecologista, que com certeza terá a melhor orientação para você.
Fontes: eCycle, Guia de Bem Estar, Área da Mulher